Frete Grátis para todo Brasil (acima de R$ 150,00) – Sem valor mínimo para Grande SP

Aminoácido que cura a ressaca

O consumo de álcool e a embriaguez frequentemente desencadeiam sintomas de ressaca, como náuseas, dor de cabeça, estresse e ansiedade. Estas experiências desagradáveis são causadas por diversos efeitos físicos e psicológicos, podendo durar de menos de uma hora a vários dias, dependendo de vários fatores.

Embora o álcool seja geralmente considerado o agente causador da ressaca e sintomas relacionados, muitos desses efeitos prejudiciais são provocados pelo próprio álcool e seu metabólito, o acetaldeído, presente em bebidas alcoólicas. Além disso, o tabagismo também produz acetaldeído, explicando a estreita associação entre o consumo de álcool e o tabaco.

Este estudo investigou o efeito do aminoácido semiessencial L-cisteína sobre os sintomas da ressaca, como náuseas, dor de cabeça, estresse e ansiedade. A L-cisteína é produzida pelo corpo humano e também é encontrada na dieta, tornando-a diferente de outros suplementos alimentares estudados. A hipótese principal dos pesquisadores foi que a administração oral de L-cisteína levaria à eliminação do acetaldeído no corpo, prevenindo ou aliviando os efeitos do álcool.

young man helping his drunk friend

Objetivo:

Investigar o efeito do aminoácido L-cisteína sobre os efeitos colaterais relacionados ao álcool e ao acetaldeído.

Métodos:

Este estudo foi conduzido pela equipe de pesquisadores do Hospital Universitário de Helsinki. Participantes voluntários saudáveis foram recrutados através de anúncios em diferentes meios. No total, 27 participantes foram inscritos, excluindo mulheres grávidas, em idade de menopausa e pacientes com alcoolismo crônico.

Os participantes ingeriram aleatoriamente, nas noites de sexta-feira, 6 comprimidos de placebo, 3 de placebo mais 3 de L-cisteína ou 6 comprimidos de L-cisteína (contendo 200 mg cada, totalizando 1200 mg/dia), cerca de 15 minutos antes das 7, 8, 9, 10, 11 e 12 horas. Todas as sessões ocorreram durante seis sextas-feiras consecutivas em um hotel privado, com consumo de álcool iniciado às 7 pm.

Resultados:

Os resultados foram avaliados apenas nos participantes masculinos devido à desistência das mulheres por diversos motivos. As concentrações de álcool e acetaldeído após 3 horas da ingestão da bebida foram semelhantes nos três grupos. No entanto, os participantes que ingeriram 1200 mg de L-cisteína apresentaram significativamente menores concentrações de acetaldeído, associadas a uma melhoria nas náuseas e no estresse.

Apesar do número baixo de voluntários, a L-cisteína mostrou resultados significativos na redução dos sintomas da ressaca:

– A sensação de ressaca, náuseas, dor de cabeça, estresse e ansiedade no dia seguinte à ingestão de álcool ocorreu em todos os participantes do grupo placebo.

– O estresse e ansiedade na manhã seguinte, 10 horas após o término da ingestão de álcool, diminuíram significativamente naqueles que ingeriram L-cisteína na dose de 600 mg.

– Náuseas e dor de cabeça só foram reduzidas com a dose de 1200 mg por dia.

– A dose de 1200 mg por dia também reduziu significativamente o estresse e a ansiedade.

Conclusões:

A L-cisteína previne ou alivia os sintomas relacionados à ressaca causada pelo álcool.

Comentário:

Este estudo, o primeiro a avaliar o alívio dos sintomas de ressaca com L-cisteína como suplemento alimentar, é promissor. Além do potencial na prevenção e alívio dos sintomas, pode contribuir para a redução do risco de dependência alcoólica. A L-cisteína, por ser um aminoácido semiessencial já presente no corpo humano, pode neutralizar o acetaldeído prejudicial, prevenindo ou aliviando os efeitos do álcool.

Experimente a Prevenção:

Experimente PREVIIA, Previia conten vitaminas e aminoacidos que assim como prova esse e outros estudos ajuda a prevenir os sintomas da ressaca de maneira mais conciente e saudável evitando o uso de remédios que podem sobrecarregar o figado. PREVIIA pode ajudar na prevenção e alívio dos sintomas de ressaca. Cuide da sua saúde e aproveite os benefícios deste suplemento único.

Referências:

Eriksson CJP, Metsälä M, Möykkynen T, et al. L-Cysteine Containing Vitamin Supplement Which Prevents or Alleviates Alcohol-related Hangover Symptoms: Nausea, Headache, Stress and Anxiety. Alcohol Alcohol. 2020;agaa082.

Artigo revisado e adaptado por Dr. Jorge Luis Poo, Hepatólogo Clínico, membro do Comitê Editorial de AMHIGO e fundador do Grupo Mexicano para o Estudo de Enfermidades Hepáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima
×