O que é ressaca?

Se você já exagerou na bebida alguma vez na vida, a ressaca já se apresentou pra você e aposto que a sensação não é das melhores.

A ressaca acontece segundo CISA-Centro de informações sobre saúde e álcool porque é uma intoxicação de álcool no organismo. Ela se inicia entre 6 a 8 horas após a ingestão de bebidas alcoólicas, trazendo aquele mal estar conhecido por muitas pessoas.

Os sintomas mais conhecidos são dores de cabeça, tontura, boca seca (Sinal de desidratação) nos casos de uma ressaca mais “levinha”, mas estes sintomas podem vir acompanhados de náuseas, vômitos, fadiga, falta de apetite, tremores ou sensação de estar trêmulo, desconforto gastrintestinal, alterações no sono, ansiedade e irritabilidade.

A intoxicação alcoólica relaciona-se ao nível de álcool no sangue, ou seja, à quantidade de doses ingeridas. Uma taça de vinho (100 ml), uma lata de cerveja (330 ml) ou uma dose de destilado (30 ml) contém aproximadamente a mesma quantidade de álcool puro

Durante a ressaca, há mudanças significativas em parâmetros endócrinos (aumento nas concentrações de alguns hormônios), além de acidose metabólica (redução do pH do sangue).

A desidratação que é produzida com o consumo de álcool associa-se com sintomas de boca seca e sede, por conta da eliminação de 600 a 1000 ml de água a cada 4 doses de álcool ingeridas e acontece pelas alterações na produção de urina e indução de sudorese.

Outro problema que comumente pode surgir é a alteração no padrão de sono. Após um episódio de embriaguez, a pessoa está propensa a despertar algumas horas após ter adormecido e não conseguir voltar a dormir, a ter seu sono fragmentado e com supressão de algumas fases importantes para obter a reparação necessária.

Vale lembrar que cada pessoa tem um metabolismo e a ressaca pode agir de forma diferenciada, por isso é importante tomar alguns cuidados com a alimentação e hidratação, antes, durante e após o consumo de álcool.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima